quinta-feira, janeiro 22, 2009

Quarto de Hora à Belém XXIV




Amigos Belenenses, na minha rubrica desta semana desejo falar de futebol. Não quero falar de Direito, nem de leis, porque isso não vai ajudar nada no jogo com o Benfica. Temos um jogo importante, talvez extremamente importante, pois vai definir a primeira fase de 3 jogos difíceis em nossa casa.

Parece que neste momento só existe um problema, derivado de uma interpretação de uma lei. Acho que nos estamos a esquecer um pouco do jogo importante que temos. Mas se formos observar minuciosamente este jogo pode não significar nada, porque já sabemos que do outro lado estará um clube muito beneficiado com as arbitragens (é este e mais 2 que todas as pessoas conhecem) e exemplo disto foi o último jogo que fizemos para a célebre Taça da Liga.

Como esta competição é agora muito falada, faço uma crítica. Querendo o presidente da liga aumentar os espectadores, aumentar o espectáculo e aumentar as receitas, tenho a dizer que não conseguiu nenhum objectivo. Em vez de aumentar, os espectadores diminuíram nos estádios (e este factor também aparenta no campeonato), quanto às receitas, acho ridículo que os melhores classificados do campeonato joguem mais jogos em casa. Ora sabendo que há 3 clubes que nunca descem e que ficam sempre nos 3 primeiros, essas receitas estão sempre garantidas para eles. Ou seja, os clubes denominados pela comunicação social como os 3 “grandes” ficarão cada vez mais ricos. Esta Taça da Liga em vez de distribuir as receitas do jogo equitativamente, em vez disso, beneficia sempre os mesmos. É assim também com as transmissões televisivas. Portanto, é uma Taça que não dá oportunidades de lucro para os clubes em dificuldades e de pequena dimensão. E também não dá acesso a nenhuma competição europeia.

Voltando ao jogo com o Benfica, espero que este seja bem jogado pela nossa equipa e que não haja mais injustiças. Lembro-me de um jogo com o Benfica, em que o árbitro era Pedro Henriques e foi uma autêntica vergonha. Foram 3 penalties, que não viu. E um do Manduca (na altura no Benfica) que foi escandaloso!

Escandaloso também, foi o árbitro não ter validado o golo a Porta e assim, já não estaríamos com toda esta polémica. É por estes erros de arbitragem que o futebol português perde a sua credibilidade. O futebol cada vez mais no nosso país é feito para 3 clubes, pensado nos 3 clubes e estruturado à volta deles. Enquanto alguns clubes, como por exemplo o Vitória de Setúbal, continuarem a aliar-se com quem quer aproveitar-se deles, os clubes de média dimensão continuam a não pensar por eles próprios e a ficarem dependentes de terceiros.

A culpa de certos regulamentos estarem mal não é por culpa do Direito português, é porque são emanados de órgãos incompetentes. Esses órgãos têm em si pessoas que estão nesses cargos por aborrecimento (pois não foram escolhidas para mais lado nenhum) e têm também pessoas que não pensam na verdadeira essência do futebol português. Falta rigor e inteligência ao nosso futebol.

Quanto à polémica da Taça da Liga, o Belenenses interpôs recurso, tendo esse recurso efeitos suspensivos na competição. E João Barbosa já disse que iríamos até às últimas consequências e por isso temos de ter em atenção o recurso aos tribunais civis. Esta é uma questão administrativa, não é desportiva (que o regulamento não permite, e que inclusive fez descer o Gil Vicente) mas mesmo assim teremos de ter cautelas ao recorrer aos tribunais. Vamos ver como o Conselho de Justiça se pronunciará sobre a situação e se efectivamente colocará o Belenenses na competição.

Quanto a reforços estou um bocado insatisfeito. Acho que Ávalos não é certamente o central que precisávamos e Saulo não é um goleador. Quanto a Kiko só o conheço pela comunicação social. Mas penso que são meras opções, pois até Saulo não é ponta de lança de raiz. Descai sobre um das faixas e desmarca-se muito bem. É bom para jogar em contra ataque, mas não faz muitos golos. Ávalos tem o mesmo estilo de Alex, por isso acho que está tudo explicado.

Mesmo com todas estas confusões de interpretação da lei, mesmo com estes reforços, o Belém está em sempre em 1º lugar. É por ele que vamos ao estádio e é por ele a nossa paixão pelo futebol!

Continuamos todos a suar por esta camisola que tanto nos orgulha!

Espero no próximo jogo já termos alguns jogadores importantes recuperados das suas lesões e espero que haja uma boa casa e claro, ganhar o jogo.

Há e uma última nota, Jaime Pacheco não metas o China a médio esquerdo! Ele anda em baixo de forma!
Quanto ao resto, Belém, Belém, Belém!

Saudações Azuis!
Nuno Valentim

Sem comentários: