quinta-feira, janeiro 22, 2009

Varanda Azul I

NOVA RUBRICA: VARANDA AZUL por David Gonçalves

Da minha varanda azul destaco alguns pontos:

1º - Portugal e Espanha são países” irmãos” (como muitos dizem – este país com tantos irmãos continua na mesma…), mas esta semana reparei em algo que os distinguiu no campo futebolístico. Dois jogos: Benfica x Belenenses para a Taça da Liga e Real Madrid x Osasuna para a Liga Espanhola. Em Espanha muitos juraram a pés juntos que nunca viram tamanha atrocidade mas, nós por cá já não nos espantamos muito. Numa partida arbitrada pelo Sr. Pérez Burrull ocorreram dois casos polémicos: aos 14’ Juanfran (jogador do Osasuna) foi completamente abalroado em plena grande área por Fernando Gago e ainda se limitou a ver uma cartolina amarela por alegada simulação. Aos 84’ a cena repete-se mas com Pepe a derrubar o jogador do Osasuna. Mais um cartão amarelo para Juanfran e desta vez expulsão por acumulação. Depois deste teatro que aconteceu ao senhor? Foi suspenso da sua actividade por 1 mês. Aqui em terras de Viriato, o nosso Belenenses foi à Luz jogar com o Benfica para disputar o acesso às meias-finais do torneio em questão. O jogo terminou com a vitória do Benfica e com muitos casos polémicos à mistura. Homens do jogo? Bruno Paixão e os seus amigos. Ficaram por assinalar dois penaltis, um golo (limpíssimo!) a Porta e acção disciplinar a uma falta agressiva de David Luiz a Baiano (que sai lesionado do choque!). Todos estes lances deveriam beneficiar a formação do Restelo. Sejamos justos e não nos esqueçamos de um fora-de-jogo mal assinalado a Suazo. Mas tudo isto leva-me a fazer um paralelismo: o que têm Osasuna e Belenenses em comum? Foram escandalosamente prejudicados a nível de competição e financeiro. Que têm o Real Madrid e Benfica em comum? Foram altamente beneficiados. Quem irá compensar o Belenenses pelo prejuízo? Ponto de realçar: Bruno Paixão absolvido, Pérez Burrull castigado!

Para acabar este tema retiro estas questões do comunicado da SAD: “Será que vale a pena solicitar reuniões com as entidades competentes do futebol, em particular da arbitragem? Por que razão o Belenenses tem sido sucessivamente prejudicado, face a erros que acarretam danos patrimoniais para esta SAD? Por que razão a Carlsberg Cup não tem observadores dos árbitros nos seus jogos?”

2º - Saberá a Liga o significado de “goal-average”? Então cá vai: quociente entre golos marcados e sofridos. Então como a Liga pode explicar o Art. 7º Ponto 3 se a mesma contradiz o que escreve? Não tenho nada contra o V. Guimarães mas a verdade é que o Belenenses tem um “average” de 2 e o V Guimarães de 1,5. A justiça deve ser feita e sinceramente acho que já é hora da incompetência da Liga e da Comissão de Arbitragem ter fim. Ao muito me engano ou sexta-feira alguém estará a olhar pelo Benfica. Mesmo assim teremos de lutar até ao fim para vencermos os dois adversários.

Viva o Belém!
David Gonçalves

Sem comentários: