quarta-feira, janeiro 28, 2009

Varanda Azul II

VARANDA AZUL por David Gonçalves

Meus amigos, é sem dúvida que esta semana não podíamos estar mais felizes. Esta equipa de Jaime Pacheco mostra finalmente garra e ambição. Contra os rivais da Luz, o Belenenses esteve a um nível como muito dificilmente ainda não tinha visto esta época. Um onze muito compacto, lutador e intenso que merece a confiança dos sócios. Numa noite chuvosa, a equipa de Pacheco apresentou-se num 4x3x3 com Wender e Mano a extremos no apoio a Marcelo. Houve vários lances que poderiam ter dado golo para a formação azul (Marcelo 21’, Wender 40’ etc.) e também boas exibições individuais como a de Mano, Diakité (sempre atento nas tarefas defensivas), Tininho, Cândido Costa (útil como sempre) e o sempre esforçado Marcelo (há muito tempo que não via um avançado tão batalhador e perigoso ao nível de Daddy, Meyong, Antchouet...) Quero realçar também que nunca vi um só homem (Suazo) a dar tanto trabalho a Carciano, Arroz e Baiano, para mim estes três ainda não convenceram. Wender esteve muito abaixo do pretendido. Perto do final do jogo, Miguel Vítor é expulso (o qual já deveria ter sido expulso à mais tempo!) e Pacheco aposta em Porta no lugar de Marcelo, criando uma oportunidade polémica de golo na grande aérea. Gostaria de concluir este tópico dando ênfase a um excelente artigo do Canto Azul ao Sul. Resumindo, o futuro só pode ser melhorar se continuarmos a actuar com este nível e com esta raça que caracteriza Pacheco e o Belenenses.

Outro tema, ouvi um individuo a dizer esta semana que:

“Se as pessoas não acreditam no futebol, não vão ao futebol!”

“Quando não houver futebol, não houver competição desportiva profissional, haverá muita gente que ficará desempregada.” (P.S. – Você é o primeiro a ir para o desemprego a não ser que arranje um biscate por aí…) E as pérolas já acabaram? Não! Continuemos então. “Em Portugal as pessoas duvidam de tudo, duvidam dos políticos, dos empresários, dos bancários e dos banqueiros, dos jornalistas e se calhar duvidam da sua sombra (…) não há nada a fazer” (P.S. – As pessoas duvidam porque há mais que razões para isso. Apito Dourado, Caso BPN, Operação Furacão e outros casos que fazem os portugueses duvidar da credibilidade de instituições importantes. Terminou? Não ainda, amigos… Após um Benfica – Nacional, disse que com a qualidade que tinha ao seu dispor não era possível garantir melhor, e que tinha impossibilidade de recorrer ao mercado estrangeiro. Hoje já diz que Portugal tem uma das 10 melhores arbitragens da Europa (se calhar é a melhor e eu não sabia!) e que não é necessário recorrer a árbitros estrangeiros. Ainda diz que “a pressão sobre os árbitros é excessiva”. (Lá vem mais um P.S. – excessivos são os erros cometidos, constantemente, contra as equipas do costume!) Por fim, o mesmo afirma que 95% das tomadas de decisão dos árbitros foram coroadas de êxito.

Isto tudo leva-me a pensar:

1 – Que teve desabafos frustrados de alguém desesperado para proteger a sua imagem e o emprego

2 – Resta-lhe abandonar de imediato, com honra (ou não!) o cargo que exerce.

Por último, deixo os meus parabéns às vitórias da equipa de futsal (venceu o Académico de Mogadouro por 5-2) que voltou ao 1º lugar e da excelente exibição da equipa de râguebi (vitória contra o Técnico por 41-6). Boa digressão a Angola e que espalhem o grandioso nome do nosso clube.

Viva o Belém e vamos apoiar o nosso clube nos próximos desafios (em todas as modalidades!)

Sem comentários: