quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Um Belém mais Azul…

Jà se falou muito, aqui e noutros sitios, dos jogos do Belenenses na Luz para a Carlsberg Cup e no Restelo para o campeonato. Jogos onde a nossa équipa lutou de igual para igual com um chamado « grande », onde outra vez (na Luz) a arbitragem não foi a nosso favor e onde a sorte não esteve do nosso lado (no Restelo).

Mas queria sublinhar que para nós, emigrantes sócios ou adeptos do Belém, esses jogos contra os « 3 » são muito importantes, pois permitem falar do nosso clube mais do que costume, ainda com mais orgulho quando se fazem jogos como aqueles que o Belenenses tem vindo a fazer esses ultimos tempos.

Assim não nos calamos frente a familiares, amigos ou desconhecidos, não baixamos a cabeça, mas sim entramos nas conversas de cabeça erguida, animados e orgulhosos de pertencer a este clube « Azul » définitivamente tão diferente.

Por estas exibições. Obrigado Belenenses !

Mas também queria voltar a falar do jogo contra o FC Porto. Claro que foi um jogo dificil, o colectivo portista é muito mais perigoso e eficaz que o do Benfica, foi um jogo onde entramos muito mal. Tivemos as piores dificuldades em seguir as movimentações dos médios e avançados do Porto, pelo menos na primeira meia hora, e tivemos sorte em sofrer « só » 2 golos no final dos 30 primeiros minutos ! Podiam ter sido mais.

A nossa defesa central é fraca, tem muitas culpas nos 3 golos do Porto.

O Arroz não tem o nivel suficiente hoje em dia para ser titular a central (talvez a médio se for preciso, pode ajudar), falha na marcação de homem para homen, não està em cobertura, nem de Carciano, nem dos laterais, e a sua tecnica, pouco serve para sair bolas limpas da nossa area. Apesar disso não lhe posso tirar alguns cortes de qualidade e as 2 oportunidades de golos de cabeça que teve no final da primeira parte.

O Carciano também falhou na marcação, e nos golos estava sempre em atraso em relação aos avançados portistas. Mas o Carciano tem garra, é duro sobre o homen, mas tem um posicionamento no campo a trabalhar, pois està muitas vezes batido por adversarios que arrancam nas suas costas .

O Tininho, dà o maximo, é raçudo e joga com garra. Tecnicamente não é um « maestro » mas compensa com muita vontade e energia, assim como o Candido Costa que saiu aos 30 minutos, mas que soube trazer perigo no campo portista, e muitas vezes se encontrava sozinho a fazer a dobra ou a defender frente a Julio César, que ainda nos safou alguns golos, como sempre. Obrigado.

No lugar do C.Costa, entrou Avalos que não me pareceu a 100% ainda mas joga com garra e vontade, parece ter bom pontapé de longe. De perto desperdiçou uma grandissima oportunidade na segunda parte. Este é solido, vai trazer consistência a équipa.

O Mano, vai tornar-se um grande jogador, tem feito grandes exibições mas ontem também teve uma primeira meia hora dificil. Estava em atraso em muitas jogadas mas foi subindo de rendimento ao longo do jogo.

O Diakité é o nosso Patrick Vieira ! Grandes pernas que recuperam e ganham muitas bolas. Desde a sua chegada, transformou o meio campo.

Destaque para Silas e Zé Pedro, as nossas duas pedras angulares. Os jogadores que garantem o espirito « Azul » e influenciam tanto o nosso jogo (em bem). Titulares forever !!! apesar do Zé Pedro ter uma pontaria algo desafinada estes ultimos tempos.

Wender, não me convence, não me parece ser capaz de fazer a diferença na frente de ataque. Fico desiludido com as suas exibições. Ontem jogou meia hora, antes de deixar lugar a Saulo que mostrou ter uma tecnica acima da média. Tem velocidade e é capaz de fazer a diferença em um contra um. Bons pormenores, parece ser um bom reforço (wait and see…).

Marcelo, mexe muito, luta, pesa sobre os defesas adversarios. Melhorou muito desde o inicio da época. Não marca muito mas trabalha muito bem para a équipa. Roncatto entrou 24 minutos, pouco mostrou apesar de ter mostrado velocidade, estava fresco. Espera-se muito mais dele.

Queria também realçar o « coaching » de Jaime Pacheco, que teve o mérito de mexer na équipa logo a seguir ao segundo golo. Arriscou mas sempre de forma calculada. Não deu desta vez, mas tenho a certeza que vai nos trazer muitas alegrias. Força Jaime !!!

Para concluir, queria dizer que temos de ter fé nesta equipa, que muita coisa mudou por bem com a chegada de Pacheco, que os reforços deste inverno vão dar caracter a nossa equipa, que estamos subindo de rendimento e que de certeza vamos ganhar jogos nesta segunda volta que nos vão dar os pontos necessarios para poder-mos ter uma classificação mais tranquila.

Eis a minha opinião. Dé a sua. Obrigado e Força Belém, todos unidos vamos conseguir !!!.

Carlos « Emigrante » Santos
Belenenses en France

Sem comentários: