sábado, fevereiro 28, 2009

Varanda Azul VI - Leixões-Belenenses

Varanda Azul é uma rúbrica da autoria de David Gonçalves:

Nesta jornada em que se enfrentava clubes opostos na presente época (um dos primeiros e um dos últimos) encontrou um Leixões dinâmico e trabalhador que sonha com as competições europeias. O desafio começa com Belém a pressionar mas, em certas partes deixou o jogo do Leixões circular em demasia resultando remates perigosos. O Belenenses termina com uma 1ª parte bem jogada e sai em vantagem. Até aqui tudo bem!

Aquela era a garra do verdadeiro Belenenses!

Na 2ª parte o Leixões entra decidido a virar o resultado de 1-2 e começava aquela altura do jogo a que se chama de “aflição”.

Mas antes, arrisco-me a dizer que Pacheco tem quase o 11 ideal. Sou da opinião que faltava Marcelo e o lesionado Saulo. Wender (que já critiquei) e Vinicíus saíram-se bem, no geral. Mesmo tendo cometido um erro (no golo) Zarabi parece-me melhor que Carciano e só o tempo dirá se é melhor que Alex. O Mano continua a mostrar-se um jogador (bastante) promissor, Ávalos muito atento, um Gomez eficaz e um Júlio César à baliza que mais parece um “Cristo-Rei”.

Lá começa a 2ª parte, mais conhecido como a parte da “aflição”. Aí verifiquei que continuam a existir erros infantis que devem ser corrigidos. Maus passes, distracções, falta de cultura táctica, etc. O Belenenses não conseguia respirar. Faltou serenidade e calma para enquadrar o nosso jogo em campo. Pacheco decide substituir Zé Pedro. Mas Carciano por Zé Pedro? Questionável. Pacheco começa a pensar muito cedo em segurar o resultado com a entrada de um DC. É verdade que o jogo não era propício para Zé Pedro mas não se justificava reforçar a defesa, pois a possível a entrada de Pelé para o meio-campo seria mais aceitável. Mas já que teimou no DC porque não o Alex? Não compreendo como o Alex fica na bancada e o Carciano no banco de suplentes.

O Belenenses não pode passar uma 2ª parte encostado ao seu meio campo defensivo. Nem pode começar a defender o resultado tão cedo. Marcelo entra perto dos 70 mts e é uma escolha acertada de Pacheco para tentar suavizar o sufoco que se vivia. Sai Wender esforçado. Normal que tenha surgido o empate com a asneirada táctica de Pacheco. No 2º golo do Leixões vi uma defesa adormecida e impávida perante o cruzamento do golo. Depois é claro, a equipa lá acordou com o golo sofrido e até já víamos dois jogadores do Belenenses a irem à bola no mesmo lance… Enfim nada a que os sócios do Belém não estejam já habituados!

Acredito que era Pelé deveria ter entrado para o lugar de Zé Pedro mas sou só “treinador de bancada”.

Já perto do fim, Vinícius falha escandalosamente. Eu pergunto: como é possível falhar aquilo? Conseguiu manchar uma exibição positiva. Dizia-me um amigo: “Eras alimentado a pão e agua nos próximos 3 meses…”. Só posso subscrever às palavras dele. Espero que contra a Naval tudo seja para melhor.

E as contas para a manutenção?

Não sei nem as quero fazer! Quero acreditar na manutenção…

Saudações Azuis para todos aqueles que sofreram pelo nosso Belém esta semana e para os que o representaram.

Belém, Belém, Belém!

Sem comentários: