domingo, março 15, 2009

Quarto de Hora à Belém - XXIX





Mais um jogo para o campeonato e novamente uma derrota. Não compreendo este Belenenses. Penso que temos qualidade suficiente para sair desta situação. Não digo chegarmos a um lugar europeu, nem ficarmos em 7º, nem em 8º. Mas pelo menos ficar numa melhor posição que esta. Acho que é possível. Tanto o é que o nosso treinador acredita e alguns de nós também acreditamos. Já não me parece que alguns dos nossos jogadores acreditem. Isso é que é grave.

Recentemente li através de um jornal desportivo que o Belenenses devia mês e meio de ordenados. Isso saiu da boca de um nosso jogador. Ainda por cima capitão. Dizia ele “Há ordenados em atraso” ao que eu posso responder “também há resultados em atraso!”. Sejamos claros, não é positivo alimentar estas situações nos jornais, quando todos sabem que o Belenenses tem feito de tudo para ser cumpridor. O Belenenses não faz promessas que não pode cumprir e parece-me injustas estas críticas. A Comissão de Gestão não merecia isto. E o clube que agora luta para não descer, precisa de tranquilidade e serenidade, não de “atentados contra o mesmo”, que não lhe garantem a devida estabilidade. Um clube que está nesta situação não pode andar nas” bocas do mundo”.

Quanto ao jogo, já sabemos que temos as nossas dificuldades e que estas mesmas foram aproveitadas por um Guimarães que também se encontra em baixo de forma. Podiamos claramente ter feito melhor.

Também não compreendo a não inclusão de Zé Pedro no onze inicial e não compreendo o porquê da aposta em Carciano para defesa direito. Baiano para mim neste momento seria a melhor solução. Marcelo (o único ponta de lança que considero completo nesta equipa) também não esteve no onze inicial sabe-se lá porquê. Portanto, não compreendi bem esta estratégia de Jaime Pacheco.

Para a história fica mais uma derrota e o fundo da tabela classificativa. As coisas não estão fáceis, a equipa não dá sinais de melhora (sobretudo no seu estilo de jogo) e precisamos como afirma Ávalos de uma vitória, para galvanizar o clube. “Uma vitória poderá mudar tudo”, dizia recentemente um jornal desportivo.

E já que falamos em clima de mudança, estas eleições podem significar uma mudança no clube. Já estão nomes a circular, já há algumas reacções quando a assuntos do clube, já estamos a ouvir algumas opiniões e parece-me positivo para o clube. Esta troca de ideias, este “esgrimir argumentos” vai ser interessante de verificar. Em princípio, será a continuidade (isto é dar continuidade ao trabalho desta Comissão de Gestão, se a mesma se candidatar) frente à continuação do trabalho de Cabral Ferreira, através da lista já confirmada de Viana de Carvalho. É uma lista forte, que conta também com Miguel Ferreira (quem projectou a escola Matateu no clube) e que aposta em resolver a grave situação financeira do clube.

Penso que neste momento também devemos pensar em outras coisas, como por exemplo o planeamento da próxima época. Acho que após uma má época como esta, deveríamos já estar no campo a observar jogadores, a ver quem está em final de contrato (e se for de boa qualidade e baixo salário, poderia ser uma opção viável), mas até agora nada está a ser feito.

Depois desta situação, parece que queremos repetir para a próxima, os mesmos erros desta. Espero que não. Até porque o Belenenses, não merece isto.

Vejo uma situação económica muito ingrata e o que faz o clube? Vai pagar um estágio para tirar a pressão dos jogadores. Não me parece correcto e aliás acho uma má decisão. Com tanta coisa para fazer pelo clube, como já disse atrás, pensar na próxima época seria bem melhor, o Belenenses foge do Restelo, para se refugiar pensando que resolve os problemas. Fugir dos problemas não resolve. Enfrentá-los sim, resolve!

Portanto, temos que deixar de “dar tiros nos pés” e saber estabelecer prioridades. Como sócio do Belenenses para mim a prioridade será sempre o superior interesse do clube. Neste caso, a debilitada situação financeira do clube, não permite andar a fazer estágios, para a equipa ganhar maior tranquilidade.

Na minha opinião a próxima época já devia estar a ser delineada, para corrigir esta, e lutar por um lugar condizente com o clube. Este tem que ser o pensamento de ambição e estruturação do clube. Por isso é que digo que estamos numa fase de escolhas. Os sócios têm que perceber que chegou o momento decisório no clube. Há anos que estamos assim! São promessas, são equipas pela Uefa, são palavras muito bonitas que ficam bem em qualquer jornal e depois? Na parte de decidir, na altura da decisão mais importante, faz-se tudo ao contrário e esquece-se a situação do clube.

Digo e repito sou a favor de um projecto para este Belenenses, um projecto de continuidade, um projecto de ideias, enfim um projecto que tenha na sua base a estruturação do clube em muitos aspectos. A lista que apresentar melhores condições para tal, tem os meus votos.

Mas tenho receio, sobretudo por nós. Nós sócios somos poucos interessados no clube. Gostamos do futebol, gostamos de discutir o futebol, gostamos de falar sobre os outros clubes, gostamos de fazer as típicas conversas de café, até nos damos ao luxo de discutirmos com outro companheiro do Belenenses. Agora pergunto, não seria melhor pensarmos nas nossas prioridades no Belenenses? Não seria melhor parar de falar nos outros e de uma vez por todas pensar em nós?

Os nossos sócios gostam do conforto do seu lar, gostam dos bilhetes à borla, gostam do comodismo, apreciam tudo e todos, menos o clube. Só aparecem a uns jogos de futebol (quando a equipa está bem classificada), até o futsal que no ano passado estava sempre bem composto, de há uns jogos para cá, tem estado muito mal de público.

Somos aqueles que só vêem os jogos quando é contra o Benfica, o Sporting e o Porto. E depois dizemos que a culpa é da comunicação social (que também a tem), quando somos nós que automaticamente nos reduzimos perante os outros.

São estes sócios que temos, que não gostam de apoiar (basta ver o último Belenenses-Benfica em andebol, para perceberem) e também não gostam do clube quando perdem. Ser Belenenses é ser nos bons e nos maus momentos!

Por isso digo, que nós se formos a pensar em nós como adeptos, então estamos muito mal.

É preciso criar um grupo de debate, com uma nova geração de adeptos (e não “infiltrados”, como há muitos no Restelo) que personifique a ideia de ser Belenenses.

Neste momento a ligação entre clube e adeptos está péssima e não abona nada a favor do clube. Apelo à criação de grupos de debate, que reflictam o clube, que tragam novas ideias, mas acima de tudo que sintam prazer em ser do Belenenses. É isso que nos move!

Façam-se distribuições de propostas de sócio a todas as juntas de freguesia de Lisboa, para chamar mais adeptos, sobretudo os mais novos, pois o Belenenses precisa de juventude e vitalidade!

É preciso novos sócios e bons adeptos, fiéis acima de tudo, para que o clube rejuvenesça.

Neste momento, não passamos de um clube com um passado bonito, nada mais.

Espero que no próximo jogo voltemos a ganhar, para dar a tal viragem necessária aos acontecimentos.

Mas atenção com o Zé Pedro em campo, que para mim é dos melhores que já vi jogar.

Saudações Azuis!

Nuno Valentim

Sem comentários: