sexta-feira, março 20, 2009

Varanda Azul VII -

Varanda Azul é uma rúbrica da autoria de David Gonçalves:

Depois de um estágio em Quiaios, a nossa equipa de futebol veio com pior atitude que já tinha. É impressionante como se pode vir pior do que já estava, mas enfim… Mais uma jornada decisiva contra o Estrela de Amadora. Não posso deixar de reparar que uma equipa que não recebe ordenados à 5/6 meses consegue deixar em campo a pele e lutar para não perder. Outros que têm mês e meio em atraso vêem para os jornais chorar e em campo arrastam-se mas esta é a actual realidade do nosso clube. O jogo lá começa com uma boa entrada da equipa do Restelo, com boas ocasiões para concretizar. Enquanto isso, os tais que não vêem a cor do dinheiro há muito tempo iam trabalhado para chegar rapidamente à vantagem e sem espanto conseguiram. Antes de terminar Zé Pedro marca um livre que reduz a vantagem para 1-2.

Resultado final 2-2.

Mas não é do jogo que eu quero falar. Quero sim, debruçar-me sobre a atitude de alguns jogadores que têm demasiado peso no balneário (até porque envergam posição de destaque). Vir para o jornal fazer queixas que não recebem a tempo e a horas é um direito de cada um mas, um desrespeito para a instituição que representa. Andar em campo, com a braçadeira de capitão e arrastar-se também é um desrespeito para a instituição que representa. Como capitão deve-se ter responsabilidades redobradas quer em campo ou fora dele. Um capitão não serve só para bater palmas quanto tudo corre bem, serve para dar motivação no balneário e mostrar aos adeptos e ao clube que a vitória é sempre possível. Quando um capitão afirma que “Não podíamos ter feito mais para ganhar” isto leva-me a perguntar então o que é que ele anda lá fazer? Se admite que mais é impossível então não tem nem pode ter lugar no clube. Mas o mais triste é a ausência do capitão quando os sócios pretendem esclarecimentos. É muito bonito vir para o jornal e fazer o choradinho mas para dar explicações aos sócios nem pensar! Pois… Isto sim é vergonhoso! Felizmente ainda há quem lute no clube e Cândido Costa é um deles… Nem treinador, nem capitão, nem dirigentes… Os delegados para essas funções não quiseram-se preocupar com os sócios. Não posso deixar de dar uma palavra de apreço ao Cândido Costa (que no fim do jogo veio acalmar os ânimos entre os adeptos) e todos aqueles que representam o nosso clube com amor e garra (mesmo que os resultados sejam negativos) pois esses são verdadeiros “capitães”.

Aquele que diz que “Alguém quer fazer mal ao Belenenses” deve parar de dizer e fazer asneiras e começar a aplicar a raça e a combatividade que tinha quando treinava outros clubes. Dar palmadinhas aos jogadores depois de derrotas seguidas nãos os fará motivarem-se certamente!

Aqueles que não defendem o balneário não merecem estar no clube e devem ser rapidamente (no final da época) dispensados das suas funções actuais. Se queremos um clube com força, devemos ser representados por atletas que queiram dar o litro. É triste os dirigentes, treinador e capitão desprezarem os sócios e prometerem melhores resultados na jornada seguinte.

O jogo contra a Académica está a chegar e os lugares para a despromoção ficam cada vez mais destinados.

Caso falhemos na manutenção tenho pena que jogadores como este saiam:

Faço um apelo aos adeptos. Não deixem apagar a chama e continuem a apoiar a equipa. Mantenham-se unidos nesta luta dos jogadores para ficarem na Liga.» - Cândido Costa.

Saudações Azuis

Sem comentários: