domingo, julho 12, 2009

O sorteio, seus condicionalismos e Devic

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues

Decorreu esta noite o sorteio do calendário da época 2009/10 da Liga Sagres, e não foi nada simpático para o Belenenses, que começa em Matosinhos, recebe a Naval, vai a Braga e recebe o Benfica. Mais, nas primeiras 9 jornadas jogamos com os 7 primeiros da temporada anterior. Complicado, mas também é um facto que mais cedo ou mais tarde, temos de jogar com todos, pelo que é fundamental estar concentrado e entrar sempre para ganhar.

Porém, gostava de falar um pouco sobre este sorteio, que teve a particularidade de ser "condicionado". Ora, para mim, um sorteio de calendário de uma competição profissional deveria ser aberto. Mas até posso perceber condicionalismos relacionados, por exemplo, com jogos simultâneos em casa de clubes da mesma cidade (isto se em Portugal fosse como no resto do mundo e houvesse vários jogos ao mesmo tempo, mas como raramente há sobreposição de jogos em Portugal não faz sentido também). O que não percebo e me revolta é haver um condicionalismo relacionado com 3 clubes que não se podem encontrar entre si nas primeiras jornadas. Isto porque, na opinião da Liga, só esses 3 podem ser campeões. Enfim, a tristeza habitual do futebol português e suas panelinhas.

Um ponto positivo no nosso calendário: as últimas jornadas são-nos favoráveis, recebemos Rio Ave e Leiria e vamos a Guimarães e Setúbal. Mas como não há bela sem senão, na 23ª, 24ª e 25ª jornada jogamos respectivamente com Porto em casa e vamos a Paços e Marítimo. Será uma temporada dura, mas acredito que vamos fazer uma época tranquila.
Mais a mais porque contratámos Devic, um central sóbrio, com bom posicionamento e jogo aéreo, já ambientado ao futebol nacional. Apesar de ter tido uma passagem algo apagada pelo Belenenses há 2 anos, temos de ser sensatos e perceber que estava tapado por Rolando e Hugo Alcântara, e a verdade é que quando foi chamado, nunca comprometeu (e, relembro, foi normalmente chamado em jogos difíceis, nomeadamente contra o Bayern). O meu aplauso para este regresso ainda para mais, ao que parece, em condições financeiras vantajosas.

Sem comentários: