segunda-feira, agosto 17, 2009

Treinador de Bancada

Blog do Belenenses: Henrique Santos

Voltando o campeonato regresso também eu ao meu contributo para este blog - verdadeira fonte de notícias da comunidade azul!

Não tinha presenciado qualquer jogo do Belenenses até esta 1.ª Jornada mas sinto que a minha apreensão não era diferente daquela sentida pela maior parte dos sócios - todos sabemos que os tempos não são fáceis para o lado do Restelo e que não há muito dinheiro para construir um plantel. Ainda para mais tendo sido a última equipa a saber que competiria na Liga Sagres. Por isso foi com agrado que assisti ao bom desempenho da nossa equipa no estádio do mar.

O primeiro onze da Liga 2009/10 teve metade de novas caras no onze, muito sangue novo com a uma média de idades abaixo dos 25 anos (acabei de ler no site do Record) e também cerca de metade da equipa portuguesa. Gostei da equipa porque foi combativa, organizada, realista e rápida.

Partamos de trás para a frente - na baliza o nosso novo Guardião é um homem experimentado e será certamente uma das vozes mais influentes no plantel durante o Campeonato. Sinceramente acho o Nélson melhor que o Julio César, e ainda para mais vendemos um dos poucos activos que nos dava algum dinheiro. O ex-guardião do Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal e Sporting mostrou mesmo em duas grandes intervenções a mais valia que pode dar ao Belenenses 2009/10.

À esquerda na defesa alinhou um dos ex-juniores que já nos sinha sido apresentado por Rui Jorge no final da época passada. André Pires não comprometeu e nas vezes que subiu na sua ala teve ainda oportunidade para um cruzamento perigoso e mostrar que é dono de um forte pontapé. Parece-me um jogador com potencial.

Na outra ala aquele que, como treinador de bancada, me parece dever ser o nosso defesa-direito titular - o Mano. Dispensa apresentações: já se sabe que é lutador, certinho a defender e acutilante quando sobra. Chega mesmo a fazer melhor que o Cândido Costa, aquele que parecia ser a mais valia do segundo - subir junto à linha dobrando o médio e cruzar para a área de 3/4 do terreno de jogo. Sinceramente com os jogadores que temos para o miolo do terreno parece-me que o Mano não será essencial nessa zona do terreno e seria importante começar a especializar-se numa posição - a de defesa direito - até porque não é uma posição que abunde no futebol nacional ... valorizando por isso ainda mais este activo.

No centro da defesa é que as coisas continuam a não parecer muito seguras - Arroz até esteve bem e esperemos que tenha a calma para evitar fazer os 3 ou 4 penálties desnecessários que criou a época passada. Já o Diakité não tem rotina para a posição e por vezes complica determinadas bolas como se estivesse a jogar a médio e não fosse o último elemento antes do Guarda-redes. O maliano foi para mim o jogador que pior esteve no jogo contra o Leixões, apesar de ter subido de rendimento na 2.ª parte.

A trinco Gavilan fez aquilo que bem sabe - limpa bem aquela zona e por vezes ainda tem alguns pormenores interessantes na forma como coloca a bola directamente no homens mais avançados. Parece-me mais ambientado ao Campeonato nacional, já o tendo visto a largar a bola mais cedo não dando toques desnecessários.

Mais no miolo jogámos com um homem mais descaído para cada um dos flancos do losango do meio-campo. À esquerda a nova camisola 10 - Celestino, ex- Estrela da Amadora - muito lutador e recuperador de bolas; à direita Barge - o português que acompanhou João Carlos Periera do Estoril para o Belenenses. À frente de ambos o Zé Pedro, a referência da equipa que dois anos depois voltou a jogar como número 10, e que nessa posição espero poder usar muitas vezes o seu remate canhão, como tentou por diversas vezes em Matosinhos. Apesar de ter sido o sector que se mexeu nas três substituições (entraram Felipe Bastos, Ivan e Pelé) o meio campo esteve muito bem, quer nas acções defensivas, quer nas rápidas movimentações ofensivas.

Agora vou dar uma de real "treinador de bancada" que dá os seus palpites e mete as sua "colheradas"! Tendo o Celestino a jogar mais descaído para a esquerda isso permitirá que o lado direito se possa aventurar um pouco mais na dianteira, e tendo estado Barge bem a partir dos 30 minutos parece-me que essa posição poderá cair que nem uma luva no Cândido Costa. Os vários treinadores que se têm sentado no nosso banco insistem em pôr a jogar o Cândido Costa numa posição que não é a dele e para a qual já mostrou ter dificuldades a ambientar-se. O melhor Cândido Costa - o que chegou ao Restelo - é o ala/EXtremo que vai à linha e cruza, e se aplicar capacidades defensivas que adquiriu nos meses ainda mais forte será!

No ataque presenciámos um excelente jogo do que me parece ser o novo diamante das nossas escolas - Fredy. Cola-se à linha, domina e recebe bem a bola e parte que nem uma seta em direcção à baliza. Gostei muito do jogo que fez e espero que nos dê várias alegrias ao longo da época. Como parceiro teve o camaronês Yontcha que deu para ver ser um lutador que nunca dá a bola como perdida. Fiquei com dúvidas no entanto sobre a capacidade desta dupla de concretizar as oportunidades criadas, e ainda me lembro ter sido esse um dos nossos principais problemas a época passada - quem colocasse as bolas finalmente dentro da baliza.

Para o que estava à espera sinceramente desliguei a televisão com satisfação. Foi só um ponto mas importante como ânimo.

Agora na 2.ªF dia 24 todos ao Restelo apoiar a equipa contra a Naval para ganharmos um jogo contra um adversário directo na luta da fuga à despromoção, antes de uma fase do Calendário que se adivinha complicada e na qual defrontaremos os primeiros classificados da época passada.

Saudações Azuis!
--
Henrique Cruz dos Santos

Sem comentários: