terça-feira, outubro 27, 2009

Basta!

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues

Basta! Porque aquilo a que se assiste é um claro retrocesso na nossa equipa. Bem sei que temos o plantel possível, que as coisas estão difíceis, que a sequência de jogos inicial é difícil e que não se pode considerar mau de todo ter 7 pontos depois destes primeiros 8 jogos. De facto, não é mau de todo. Mas a verdade é que a equipa jogava mais há 2 meses atrás. A verdade é que já saímos da Taça da Liga, vergados em casa por uma equipa da Liga Vitalis. A verdade é que só seguimos em frente na Taça de Portugal frente a uma equipa da 2ª Divisão com alguma fortuna e contra 8 adversários.

A culpa é de quem? De todos. Todos mesmo. Não é só João Carlos Pereira, não é o jogador A ou o jogador B. É culpa dos dirigentes, da equipa técnica, do plantel e dos adeptos. Portanto, antes de andarmos a tentar assacar culpas e concretizar um "objectivo" que a cada dia que passa ganha novos fãs, que é despedir o treinador, há que pensar exactamente o que se passa e o que é preciso fazer.

Ou seja, há que analisar a situação. Com calma, ponderação e racionalidade. Se o fizermos, vemos que temos um plantel com limitações, mas qualidade mais que suficiente para um campeonato tranquilo. E portanto tem que se exigir mais. E o que me preocupa é que o feedback de exigência interna é, até ver, nulo.

É isso que falta, pelo menos para "acalmar as massas", ouvir alguém com responsabilidade, quanto mais não seja, dar um sinal de que está atento. Porque tal como disse de início, preocupa-me este decréscimo qualitativo e, acima de tudo, de atitude, e a atitude precisa de estímulos.

Despedir o treinador, desculpem a sinceridade, é burrice! Para ir buscar o Mourinho? O Van Gaal? O Jesus? Ou para "trocar cromos": sai o João Carlos Pereira e entra outro qualquer?

Uma equipa que conta com Nélson, Mano, Diakité, Beto, Tiago Gomes, Gavilán, Cândido Costa, José Pedro, Celestino, Fredy ou Lima TEM de fazer um campeonato tranquilo. O que não significa que o faça.
Por isso mesmo, BASTA! Haja um sinal de liderança!

Sem comentários: