quinta-feira, outubro 01, 2009

A nossa "besta verde"

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
O Belenenses desloca-se no Domingo a Alvalade, numa altura em que "dava jeito" outro adversário, dado o facto de precisarmos de pontos, apesar de termos um jogo a menos que a concorrência e não estarmos com a "corda na garganta". No entanto, é este o calendário que temos, é com ele que temos de viver, e diga-se que temos vivido muito bem até agora!

A verdade é apenas uma, em 3 jogos contra adversários directos, conquistámos 9 pontos. Ó Diabo, endoideceu de vez estão vocês a pensar! Mais ou menos, mas passo a explicar:
- Naval, em casa, vitória, 3 pontos conquistados
- Leixões, fora, empate que nos deu 1 ponto e roubou 2 ao adversário
- Académica, fora, empate que nos deu outro ponto e roubou 2 ao adversário

Portanto, tirando os jogos com Braga e Benfica (que à partida não precisamos de incluír nas nossas contas de pontos, que quer se queira quer não, têm de ser balizadas pelos 28 a 30 pontos no final da temporada) a nossa prestação tem sido excelente.

Ora, serve este prelúdio para dar conta quer dos bons resultados no "nosso campeonato", quer para projectar o jogo de Domingo. Depois de derrotas com Braga (fora) e Benfica (casa), é tempo de conseguir amealhar algo num destes jogos mais difíceis, pois muitas vezes os 3 ou 4 pontinhos feitos contra estas equipas significam a diferença entre o descanso e o sufoco no final da temporada. Para além disso, há que acabar com o que Alvalade significa para nós. Algum dia terá de acabar esta "besta verde".

Teremos pela frente um Sporting que tem vivido uma temporada atribulada, estando muito aquém das suas possibilidades. Uma série de contingências ainda não colocaram a equipa leonina no rumo que me parece ter qualidade no plantel para perseguir, e a nossa equipa tem de saber explorar essas fraquezas do adversário, ávido de pontos.

É precisa muita concentração e, na frente, manietar Liedson, o que como sabemos é tarefa complicada. Para tal, é fundamental não permitir que a equipa fique partida quando perde a bola, pois é esse o melhor momento do Sporting, quando recupera a bola e sai rápido no contra-ataque. É fundamental a nossa equipa não se iludir nem entrar num jogo rápido contra este adversário. Pausar o jogo, posse de bola bem controlada e sempre com as costas cobertas.

Depois de ter a nossa baliza bem protegida, há que ser audaz também, claro. E para isso podemos explorar as fraquezas defensivas leoninas, que têm sido postas a nú nesta temporada, fruto do mau início de época de Polga (que estará ausente por castigo), da inexperiência de Carriço (muito potencial, mas erros ainda por falta de experiência) e dos problemas leoninos nas laterais (falta de rins de Abel e a completa ausência de ritmo de Grimi).

Para tal, apostaria numa frente de ataque móvel, com Adu e Freddy a caírem das alas para o meio (aproveitando o pouco entendimento defensivo da equipa leonina, que acresce aos problemas atrás referidos a mudança de médio mais defensivo) e Celestino e Zé Pedro a entrarem pelo meio no apoio.

Perspectivo um bom jogo, especialmente se o Sporting não se conseguir adiantar cedo no marcador. Sejamos concentrados na defesa e irreverentes no ataque, e 2009 pode ser o ano em que matamos a "besta verde".

Sem comentários: